Como funciona a rescisão do contrato de aluguel?

A rescisão do contrato de aluguel poderá ser solicitada pelo inquilino a qualquer momento da vigência de seu contrato, com ou sem aviso prévio.

Porém, o inquilino deverá cumprir com todas as regras descritas no contrato de locação.

Após a solicitação de rescisão do contrato de locação por parte do inquilino, encaminharemos para o seu e-mail todos os detalhes como: data de saída, multa rescisória (se aplicável), vistoria de saída e pagamento de valores devidos. 

Em qual momento é aplicada a multa rescisória?

A multa rescisória será aplicada quando o inquilino descumprir as regras acordadas no contrato de locação ou realizar a quebra de contrato saindo do imóvel antes do prazo.

Obs.: A multa rescisória por quebra de contrato não é válida para o inquilino caso este seja transferido de cidade por seu empregador, pois o impossibilitaria de manter o contrato firmado. O empregador deverá apresentar previamente um documento informando a mudança de cidade solicitada por seu empregador.

Quando é feita a vistoria de saída?

A vistoria de saída é realizada após o inquilino desocupar o imóvel e retirar todos os seus pertences. 

Um de nossos colaboradores (vistoriador) irá realizar a vistoria com dia e horário previamente agendados. Após a realização da vistoria o laudo será completado e encaminhado para o seu e-mail.

O que acontece após a vistoria de saída?

Após realizada a vistoria de saída, um laudo será enviado para seu e-mail com o registro do estado de conservação final do imóvel, este laudo de saída deverá ser comparado com o laudo de vistoria inicial, para que possa avaliar a necessidade de reparos.

O prazo para que possa analisar o laudo de vistoria de saída é de até 4 dias, sua avaliação deverá ser enviada junto ao laudo para que possamos identificar e considerar os reparos solicitados. 

** Atenção: O prazo de avaliação do laudo de vistoria de saída deverá ser cumprido, pois caso deixe passar do prazo, o proprietário (a) ficará responsável por qualquer reparo necessário no imóvel, não podendo cobrar do inquilino. É importante que se atente ao prazo de avaliação.

Após a conclusão do laudo e de sua avaliação, iremos notificar o inquilino a respeito dos reparos que precisam ser realizados, com um prazo total de 5 dias. Caso o inquilino se recuse a realizar os reparos solicitados, iremos acionar o seguro de reparos da locação.

Quem deve encerrar as contas de consumo do imóvel?

As contas de consumo devem ser encerradas pelo inquilino para que não gere cobranças futuras.

Após o encerramento das contas de consumo, é possível que o imóvel fique com a energia e gás desativados por falta de titularidade. Mas é possível solicitar uma nova ligação através das fornecedoras de energia e gás, se assim desejar.

Em qual momento é encerrado o pagamento do aluguel e condomínio?

O pagamento tanto do aluguel quanto do condomínio encerram-se no dia da saída do inquilino do imóvel, pois ele não estará mais ocupando o imóvel ou usufruindo do condomínio ou do lazer.

O inquilino será responsável pelo pagamento proporcional do aluguel e condomínio referente aos dias em que ocupou o imóvel. 

Obs.: Caso o inquilino deixe o imóvel antes do vencimento do condomínio, o proprietário (a) ficará responsável pelo pagamento integral do valor do condomínio, e você receberá o reembolso referente aos dias em que o inquilino esteve no imóvel.

Caso contrário, se o inquilino deixar o imóvel após o vencimento do condomínio, o mesmo ficará responsável pelo pagamento integral do condomínio e receberá o reembolso referente aos dias em que não ocupou o imóvel. 

Obs².: Descontos ou reembolsos serão realizados após a finalização do contrato de locação e vistoria de saída do imóvel.

Quanto tempo o inquilino tem para entregar as chaves?

A entrega das chaves será realizada após a vistoria de saída e reparos necessários no imóvel.

O prazo para que o inquilino entregue as chaves é de até 5 dias após o término do contrato de locação.

Qual o prazo para anunciar meu imóvel novamente?

Após todos os detalhes do imóvel estarem acertados, o anúncio será novamente avaliado no prazo de até 24 horas para que seja ativado rapidamente. 

Posso solicitar novas fotos para meu imóvel?

Pode sim!

Após a vistoria de saída e os reparos no imóvel, caso necessário, o proprietário (a) poderá solicitar o agendamento para novas fotos.

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